O atendimento médico no domicílio do paciente é uma prática histórica, que evoca um tempo em que era comum uma maior aproximação com a pessoa que está sendo cuidada, com a família. Hoje, este tipo de atendimento costuma provocar um sentimento de surpresa e de nostalgia quando realizado pelo médico, como também por uma equipe multiprofissional.
O Instituto Melliori de Medicina de Família também tem como objetivo proporcionar atendimentos domiciliares a fim de fomentar uma relação mais saudável com o paciente, além de melhorar a compreensão sobre o seu ambiente e sobre os seus sistemas de apoio. Este é um modelo dinâmico e único, e o Médico de Família tem esta característica na sua essência, tornando esta realidade cada vez mais comum nos mais diversos lugares.
Com a crescente extensão da expectativa de vida, presença cada vez mais frequente de morbidades múltiplas e complexas, comprometimento funcional e desafios significativos no acesso a atendimento médico, as necessidades de saúde de muitas dessas pessoas podem ser atendidas em suas casas por equipes multidisciplinares que realizam o atendimento domiciliar. Trata-se de um modelo distinto de cuidado, focado em atendimento primário, mas que inclui também o cuidado domiciliar após hospitalizações, home care e cuidados paliativos domiciliares.