Uma reflexão sobre como promover a saúde mental ainda pode ser um desafio para muitas pessoas, seja por desconhecimento, seja por tabu. Alguns podem achar que procurar um atendimento psicológico seria o mesmo que admitir a existência de um problema e que este deve ser tratado. Não precisa ser assim!
Os atendimentos em psicologia, ou psicoterapia, é um momento sem pré-julgamentos, neutro, que permite a pessoa se expressar, pensar e buscar entender as próprias emoções, como raiva, angústia e frustração. Elas fazem parte de nossas vidas, mas cada pessoa lida com elas de diferentes formas. A psicoterapia ajuda a compreender essas emoções e a lidar com elas de forma que gerem menos sofrimento. É um processo fundamental para a saúde tando do "corpo mental" quanto do "corpo físico", sendo tambbém uma forma de se ampliar o auto-conhecimento. E vale ressaltar que não é necessário estar em pleno sofrimento para buscar acompanhamento psicológico.
"O autoconhecimento faz com que você aprenda a se respeitar e a se valorizar. Apenas no processo de terapia você consegue se ouvir e se ver de uma maneira única". Psi. Cláudia Melo
Melhorar as habilidades em saber lidar, da melhor maneira possível, com as demais pessoas. Diante de tantas situações estressantes do dia a dia, muitas vezes podemos ter essa capaciadade prejudicada.
A compreensão de si mesmo é uma forma de conhecimento mais profundo do seu jeito de ser, de viver e de conviver. A terapia ajuda a superar as barreiras de nossos medos, inseguranças e abre perspectivas de uma vida mais integrada, humana e equilibrada.
Com a terapia, é possível buscar entendimento de qual é o seu lugar como pessoa e onde você se encaixa na vida. Podemos estar inseguros por diversos motivos, podendo gerar sentimentos de incapacidade que nos limitam em nossas atividades. Aqui, aprendemos a resolver problemas de forma mais saudável do ponto de vista emocional.