A palavra "PALIAR", em sua origem, significa aliviar, proteger. Por isso, o Cuidado Paliativo é uma abordagem que visa trazer qualidade de vida (prevenindo e aliviando sofrimento) em situações de adoecimento que não tenha perspectiva de cura ou que tendam a cronificar, repercutindo em outras condições clínicas. Esse cuidado se estende tanto aos pacientes quanto aos seus familiares, envolvidos neste processo de adoecimento.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida da pessoa no final da vida, assim como de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação impecável e tratamento da dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais” (WHO, 2002).
O Instituo Melliori de Medicina de Família entende a importância e a necessidade de lidar com situações de terminalidade. É essencial estar familiarizado com medidas básicas de conforto para assegurar atenção e assistência de qualidade no processo de fim de vida do paciente e, por isso, é um dos objetivos de cuidado da nossa equipe.
Todo e qualquer paciente que possui doença crônica e/ou ameaçadora da vida poderá se beneficiar com os Cuidados Paliativos. É ele que oferece não apenas a possibilidade de rever tratamentos considerados sem benefício para o quadro atual de doença, mas também uma ampliação da assistência oferecida por uma equipe de profissionais da saúde que podem cuidar dos sofrimentos físicos, dos sintomas decorrentes da progressão da doença ou das sequelas de tratamentos agressivos, que foram necessários anteriormente para controle da doença grave e incurável. Até mesmo o sofrimento emocional, do paciente e seus familiares, podem ser abordados e cuidados por uma equipe de Cuidados Paliativos.