O processo saúde/doença desta população compreende seres que vivenciam os diferentes riscos de adoecer conforme o momento do seu processo de crescimento e de desenvolvimento e a sua inserção social. Assim, suas necessidades de saúde são decorrentes da condição de ser criança ou um adolescente em uma determinada sociedade, e da sua vivência na família e nos diferentes âmbitos da sociedade.
Avaliação clínica geral
Consultas clínicas para avaliação da saúde, orientações, investigação de possíveis causas para condições patológicas existentes.
Puericultura
Acompanhamento integral do desenvolvimento que deve iniciar logo após o nascimento, com o objetivo de promoção e proteção à saúde da criança e do adolescente. Através desse cuidado, é possível identificar precocemente diferentes situações, como distúrbios de crescimento, de desenvolvimento físico e mental, nutricional, dentre outros, compreendendo a criança e o adolescente como um ser em desenvolvimento com suas particularidades.
A atenção à criança não se restringe ao atendimento curativo ou mesmo a ações voltadas apenas à prevenção de doenças, mas deve se estruturar visando a ações sobre os determinantes dos agravos e à construção de ambientes e alternativas de vida mais saudáveis.